Você se lmebra do seu primeiro professor? Eu lembro. Tive parte da minha alfabetização realizada por minha mãe que foi professora na área rural. De tanto eu perguntar quais as letras do gibi acabei aprendendo alguma coisa...rs. Mas a primeira professora, foi Dona Gertrudes.
Dona Gertrudes era a professora típica: Tinha um longo cabelo que ficava enrolado tipo coque, enorme. Usava óculos e no primeiro dia de aula usava um vestido verde. Sempre que eu lembro dela é essa a imagem que vem na cabeça. Bem anos 70.
Nunca vou esquecer meu primeiro dia de aula. Mesmo pq aulas em áreas rurais são todas misturadas. Meu irmão que tava no 3o. ano ficava na mesma sala, dividida por filas...Em volta da escola havia um cafezal. No primeiro dia eu estranhei muito tudo aquilo e fuji na hora do recreio. Ja imaginou uma menina de 7 anos sumida? Pois é, fui embora. Minha casa ficava uns 2km da escola. Quando deram conta da fuga eu já estava em casa...ahahaha. Depois no dia seguinte levei uma bronca da D. Gertrudes. Depois naquela época não tinha separação de professor por disciplina. O cara que lecionava português era o mesmo que ensinava matemática ou geografia. No fim acho que os professores eram mais empenhados e mais preparados.
Tem uma segunda professora que não esqueço: Carminha. Professora de matemática. Salvo engano tive aula com ela na quinta e na sexta série. Passei anos odiando matemática por causa da Carminha. Ela era muito rígida. Me lembro que teve um ano que pedi pra minha mãe me trocar de turno.
Ingenuidade...rs...ela também dava aula a tarde. Então no ano seguinte eu pedi pra ir pro curso noturno. Tudo pra não ver Carminha na minha frente.Tempos depois comecei a trabalhar com cálculos em que a matemática (básica) é bastante utilizada. Mas eu tenho um raciocínio lógico bom ou seja, não uso as formulas convencionais mas consigo resolver os problemas.
Depois quem é do "meu tempo" vai lembrar disso: Além das aulas normais era ensinado na escola "Técnica para o lar". Ou seja, preparavam para o casamento, rs. Eu aprendi a fazer crochê, a pintar, a bordar e tive aula de culinária!!! Graças a Deus não sou dona de casa. Nem hoje que me obrigo a ficar em casa eu gosto de serviço doméstico. É um tédio...Enquanto isso os meninos aprendiam a serrar, a martelar..rs
Tb tinha aula de OSPB: Organização social e politica brasileira. É tempos de ditadura...
Tinha hino nacional todo dia. Tinha hasteamento de bandeira. Tinha desfile em 7 de setembro, teve um ano que fui de índia, toda pintada de carvão com óleo(como se os índios fossem negros...).
Hoje minha referência para o dia 15 de outubro é minha sogra. Ela foi professora a vida toda. Também como diz ela, naquela época (a dela) a única forma de trabalhar fora era sendo normalista.
Minha sogra é daquelas professoras apaixonadas pela profissão. Guarda fotinho de alunos. Recebe homenagens e presentes de ex-alunos no dia de hoje. Aliás tenho que ligar pra ela...
A todos os professores, parabéns pelo dia de hoje. Que vocês continuem nesse sonho "quixotesco" de transformar vidas através da educação. Parabens e abraços!
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário