sábado, 21 de março de 2009

A minha bomba!

Pois bem, prometi que iria postar a respeito e aqui está.
Na primeira imagem (fonte:Dabasons, fabricante do equipamento, link: http://www.dabasons.com.br/produtos/bomba.htm) está a bomba de infusão como é antes de ser colocada no corpo. Na 2a. imagem está a bomba já implantada com o cateter que liga a medula espinhal.
A cirugia para colocação da bomba foi realizada em maio/2008. Tive a formação de uma fístula no local da colocação do cateter, que durou cerca de 45 dias. Também tive, em virtude da perda de líquor, forte cefáleia pós-punção. Minha cabeça parecia que ia explodir, não suportava nenhum barulho nem luz. Não é normal que aconteça, no meu caso aconteceu.
Depois o cateter enrolou-se em si mesmo, tendo que ser realizada nova cirurgia para re-implante do cateter.
Logo que é colocada e a morfina começou a circular vc não senti nada no primeiro dia, do segundo dia em diante eu senti uma coceira, no trajeto do cateter, muito intensa. Também no periodo em que os pontos ainda não estão cicatrizados eu sentia o desconforto para dormir, a impressão é que tem uma "lata de sardinha" dentro da gente. Depois com o tempo essa sensação passa.
Após o re-implante do cateter passei a ter mais sintomas, muita coceira no rosto, nos braços, de chegar a quase ficar machucada de tanto me coçar. Também tive fortes tonturas e enjôos. As vezes não conseguia sequer levantar a cabeça pro causa da tontura. No início do ano a bomba foi desligada, continuo com ela, mas ela está com dosagem mínima, somente para manutenção do equipamento.
Além disso, das vezes que necessitei ficar sem a morfina tive crise de abstinência, com sudorese, tremores, horrível. Então voltei a usar a metadona para combater os efeitos da abstinência.
Não vou aconselhar ninguém a usar nem a não usar. Conheci nesse meio tempo o Christian Seleme, tinha visto uma reportagem com ele sobre o equipamento, na revista Isto É, e consegui localiza-lo. No caso dele a morfina tem tido bons resultados no controle da dor. Aliás, o Christian é uma daquelas pessoas maravilhosas que vale a pena conhecer...
Eu pra descontrair brincava que tinha virado a "mulher-bomba", quase sinônimo para terrorista.
Abraços, bom fim de semana!

Clê
PS: Tem que entrar no link do fabricante, não encontrei nenhuma imagem compatível senão a que está no próprio link.

Nenhum comentário: