quinta-feira, 30 de julho de 2009

Numeros mentirosos...

Não voltei a toda, mas não posso deixar de colocar no blog o que penso a respeito da gripe "A", recebi um mail da minha prima que é da área de saúde, mas algumas coisas eu ja sabia.
Dia 15 quando ocorreu minha primeira internação as coisas por aqui até que estavam sossegadas, ninguém falava muito da gripe. Na semana seguinte, no dia 20 fui ao Pronto-socorro e fiquei das 06 da manhã as 14:00 em observação. No dia anterior havia dado entrada um rapaz com gripe, que faleceu poucas horas depois, cerca de 4 horas. As enfermeiras estavam endoidecidas pois algumas tinham tido contato sem estarem protegidas. Voltei pra casa fiquei esperando que falassem sobre o caso. Nada.
O primeiro caso deram como registrado em Jacarezinho. Oficialmente não chegamos a meia duzia de pessoas que morreram por causa da gripe, mas extra-oficialmente este número, aqui no Paraná está se aproximando de 30. Temos até agora 180 infectados, sendo 110 na Capital. Ontem, durante uma entrevista a Diretora do HC (que é o hospital de referência para tais casos) reclamou da ausência do anti-viral, pois as pessoas estão morrendo e o medicamento AINDA NÃO CHEGOU NO PARANÁ.
Pelo que acompanho foram enviados um lote de 15.000 para o RS. Agora acompanhe comigo: Uma pessoa precisa de 10 doses do remédio (5 dias x 2 comprimidos por dia) que tem que ser ministrado nas primeiras 48 horas, então esse remédio dá somente para 1.500 pessoas, que o numero mais ou menos que se imagina de infectados aqui no PR. Mais pessoas morrerrão pela irresponsabilidade do Governo que não está nem aí pra população.
De nada adianta o Ministro Temporão aparecer na TV e dizer que a situação está sob controle: NÃO ESTÁ.
Infelizmente não existe mais Tamiflu a venda, pois foram todos tirados das farmacias pelo Governo. Se tivesse eu aconselharia a todos a fazer um estoque que garanta remédio para todos os seus em caso de infecção pela nova gripe.
Mas o Governo precisa saber QUE O POVO NÃO É BURRO! Aposto que para os seus (dos ministros e do governo) existe uma reserva do remédio.

Tá dado o recado.
Abraços
Clê
PS: Em breve volto de verdade

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Por uns dias...breves espero!

Meus queridos amigos vou ficar uns dias afastada do blog. Estou muito dolorida numa fase aguda mesmo de dor. Fiquei internada na semana passada por três dias, retornei para casa no sábado. Hoje pela manhã visitei o PS de novo. Não estou muito bem então tenho ficado mais tempo de cama. Espero em breve estar aqui postando de novo.
Grande abraço a todos que acompanham.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Novas preocupações...


Primeiro quero dizer que minha ausência nas postagens foi por causa de um periodo seguido de dor aguda. Não sei o que está acontecendo. Antes esses periodos de dor aguda eram menores, durando três a cinco dias, agora ele está praticamente contínuo.
Na semana passada, após o episódio da aranha-marron que picou minha filha, fiquei sem dormir duas noites, na quinta tive consulta com meu médico. Eu estava muito mal, não melhorei de lá pra cá. Fizemos n hospital um raio-x do abdomen pois eu achava que o catéter estava solto. Não estava. A dor está tremenda, meu abdomen está inchado, a ponto de eu parecer grávida de uns seis meses. Marquei para amanhã um gastro. Seja o que for vou descobrir.
Chegou o resultado do exame de útero. Estou com três miomas pequenos, um no ovário e dois no útero. Mas esse não é o motivo do inchaço segundo a ginecologista.
A dor está me deixando tremendamente depressiva. Como ter ânimo para alguma coisa com dor? Ontem me caiu a ficha de que eu tenho que fazer algo urgente a esse respeito, meu filho mais novo me perguntou pq eu estava todos os dias de pijama.

Expliquei a ele que estou de cama, com dor, sem vontade de fazer nada. Vou procurar um psicólogo. Acho que agora não dá mais pra escapar. Os médicos sempre aconselham que quem sofre de dor crônica tenha um acompanhamento psicológico. Eu fiz em 2005, daí parei. Isso pq a dor nos afeta muito, seja pelos componentes químicos presentes na medicação, seja pelos efeitos causados, é necessário é preciso o acompanhamento psicológico, alguém que nos ajude a atravessar isso, com menos dor, sei lá...

Em referência ao título: Estou tremendamente preocupada com as mortes causadas pela gripe "A". Isso porque está sendo dito que pessoas com doenças degenerativas ou crônicas, por ter o organismo mais frágil sofre um risco maior.
Tenho acompanhado atentamente aos noticiários, meu marido acha que não há motivos para se preocupar, mas eu me preocupo, principalmente porque estamos vendo contato pessoa a pessoa, sem necessariamente estar ligado a alguem que teve a gripe. Por exemplo a menina do interior de SP não teve contato com nenhum argentino e morreu por gripe "A". Como se explica? O vírus já está no nosso País. E nós, doentes crônicos, somos alvos preferenciais.

Então o que temos de fazer é reforçar o nosso organismo, formando uma barreira contra o vírus. Não adianta tomar Tamiflu. Então pensei em comprar Leucogen. Meu filho sempre teve amigdalite pois seu organismo não criava defesa contra o vírus, era só começar o inverno e pronto. Então, na época ele tomou Leucogen e nos anos seguintes a gente dava antes e ele ficava sem pegar a doença. Não estou indicando a ninguém, só estou dizendo que vou tomar pra ver o que acontece.
Não há vacina contra a gripe "A" e a vacina contra a gripe comum não funciona. Estou preocupada de verdade, pois moro em um Estado que está do lado de SP onde teve a primeira morte e na linha do RS onde já teve duas mortes. Sei lá, espero que nada aconteça que seja uma preocupação tola da minha parte.

Hoje a dor me acordou. Senti uma dor imensa que nem dava pra dizer de onde vinha, doia as costas e o abdomen, como se eu tivesse com dor nos rins. Com muita dificuldade cheguei a minha caixa de remédios, tomei duas metadonas, uma gabapentina e um dorilax e não consegui subir a escada novamente (moro em um sobrado) fui pro sofá, acordei as 09:30, com uma dor mais moderada, não tão intensa quanto antes.
Pensei em ir ao hospital tomar algo, mas nem tenho mais vontade de ir ao PS, sei lá...cansei de verdade.
No fim das contas acho que meu marido vai acabar me levando a tarde...é muito ruim ficar assim, eu acabo preocupando todo mundo. Não gosto disto. Quem tem dor crônica sabe do estou falando. Odeio a dependência, mas não há outro jeito.
Gente, se eu sumir é pq a dor está muito forte. Por hoje vou ficando por aqui.
Abraços a todos!
CLê

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Hare Baba, que dia!!!!!!!!!!!!


Ontem foi o dia do cão chupando manga, quase que literalmente. Primeiro não consegui dormir, alias esta noite tb não consegui dormir pois a dor está feroz, não consigo relaxar o bastante suficiente para uma boa noite de sono. Que saudade.
Acordei eram quase 10 da manhã. Ai minha filha mais velha me liga. Estava com o pé inchado, a ponto de não caber na sandália, com dor, parecia que tava queimando e queria saber o nome de uma pomadinha que a gente tem aqui em casa pra tudo: Nebacetin. É ótima para ferimento, picada de inseto, queimaduras, etc. Então lá foi ela comprar a pomada.
Não deu duas horas ela me liga chorando. A pomada não tinha feito efeito nenhum, o pe continuava inchando e estava preto. Na hora pensei: picada de aranha.Liguei para super-marido e la fomos nós leva-la no médico.
Temos uma clínica aqui perto de casa. Chegamos lá fomos atendidos por um médico péssimo (particular a consulta), que me pareceu ter preguiça de averiguar a situação. Disse que poderia ser ou não picada de aranha, mas que aguardassemos até o dia seguinte, pois se a urina ficasse escura então seria picada de aranha! Mas que sujeito mais "filha da mãe"(não falo palavrão, mas deu vontade). Ademais o soro no caso de picada de aranha marron só tem nos postos 24 horas da prefeitura. Receitou cortisona e antibiotico, mais uma profenid e pronto. O profenid ela tomou lá mesmo, enquanto aguardavamos meu marido, só ouvi ela dizendo: mãe minha pressão ta baixando, tentei segura-la, mas em virtude da minha dor não consegui. A enfermeira mais um atendente vieram correndo, solícitos atender.
Ai tiraram a pressão que tinha realmente caido com a injeção, e quando viram o pé da minha filha a impressão foi a mesma: picada de aranha. Ai fiquei indignado, se um enfermeiro tem condições de dizer que aquilo é picada de aranha, pq o infeliz do médico tinha dúvidas? E eu ainda tinha questionado a questão do tempo...
Então lá fomos nós para um posto de 24 horas.Chegamos lá estava lotado, gente por todos os lados: adulto, criancinhas, idosos. Gente sentada e de pé. Meu Deus.
Explicamos para a aenfermeira a razão de estarmos preocupadas. A enfermeira olhou e concordou que era picada de aranha. Novamente a pergunta sobre a urina. Este é um dado importante: a urina escura, mais para marrom bem escuro, é indicativo que o rim está tentando se livrar do veneno, mas é muito perigoso. Mas ela não tinha nem febre nem a urina escura. Pq a coisa toda tinha começado no final da tarde do dia anterior. O pé parecia um pão de forma, de tão inchado.
E ficamos, ficamos e ficamos. Conversei com algumas pessoas: um senhor que estava cm a esposa sem poder andar, pois tinha caido e provavelmente lesionado a coluna, e isso já no terceiro dia de ida e vinda do posto. Um casal de velhinhos, com pressão alta. A mãe de uma moça com suspeita de gripe "A". Não havia lugar para sentar-se então eu ia revezando uma cadeira com minha filha. Pessoas necessitando de atendimento urgente. Poucos médicos (3), um pediatra, para ter uma idéia tinha 52 pessoas na frente da minha filha para serem atendidos.
As 18:30 após quatro longas horas de espera fomos atendidos. E uma grata surpresa: um médico absolutamente cortês e educado. Nos deu todas as respostas, que o médico anterior não havia se preocupado em dar, e a lesão havia evoluido muito desde a hora que chegamos.
Então ela acabou tomando uma anti-têtanica, devendo ficar em observação, pois se houver piora do quadro tomará o soro. A medicação inclui antibioticos, cortisona e antialérgico. Deu uma semana de afastamento para que o pé fique bom, se tudo der certo não haverá razao para remoção de tecido necrosado, que é um dos grandes problemas da picada. Se não socorre a tempo há risco de morte, pois o veneno é letal.
Sai de lá absolutamente torta de dor. Eu disse para o meu marido que a unica coisa que eu queria ver na minha frente era meu sofazinho ou minha cama.
Não consegui comer quase nada. Por fim a amiga de minha filha passou para leva-la para casa e eu recomendei a questão dos remédios e de muita agua.
Depois disso a minha dor voltou com muita intensidade. Tomei tudo que encontrei pela frente: 4 metadonas, gaba e amiptryl. Depois tomei Baclofeno e dorilax, coroei o coquetel com um omeprazol pq não tem estomago que resista a isso.
E aqui estou, segunda noite sem dormir. Hoje tenho consulta marcada no Cajuru.
Vamos ver no que dá.
Abraços a todos!
Clê

sábado, 4 de julho de 2009

Tem alguma coisa errada não tem?...

Hoje passei a tarde toda deitada. Mas meu filhote veio me dar uma chacoalhão, pq criança não quer saber o preço da banha né? Ele perguntou se eu não ia fazer janta, pq ele estava com fome. Então lá fui eu fazer janta...rs
O mais engraçado em criança é quando tem eles não querem, e quando não tem eles querem, não é assim mesmo? De vez em quando ele dá uma revirada no armário e vem com algum "ingridiente"(sic) pedir um prato qualquer, ele adora: gelatina, danoninho e danete (feito em casa), batata frita, ovo (parece um lagarto), feijão, arroz, mas detesta legumes, ta nessa fase.
Então fui fazer jantar pro piá. Durante o jantar, nós ficamos brincando um com outro e resolvemos tirar foto. No final minha filha chegou e passou para o computador.
Eu sei o que está errado, mas queria que comentassem. Reparei no meu olho esquerdo como está menor que o direito. E não é só nessa foto. São em todas.
PS Eu retirei a foto do blog, quem viu viu, quem não viu, não viu...rs
Abraços a todos

The Day After...


Imagina só! Depois de um dia feliz em todos os sentidos, acordei muito mal. Os espamos estavam cada vez mais forte. Isso por causa do tempo que fiquei sentada.
Então imaginem, fiquei 02:30 que foi o tempo total da solenidade. O que aconteceria se eu trabalhasse oito horas por dia sentada?
O final de tarde foi como muitos na minha vida: Esperei meu marido chegar e fui ao PS. O médico de plantão foi me buscar na sala de espera e disse: "oi, vc de novo?", eu disse que bem que eu gostaria de não voltar mais lá, mas a dor não deixa.
Dai tomei minha misturinha de tramal + profenid e voltei para casa bem tarde, pois foi um de cada vez e o tramal eles fazem bem lento no soro.
Cheguei cansada. Um pouco menos dolorida pois essa mistura diminui a dor, mas não desaparece por completo e fui tentar dormir. Dormi por volta das 04:00 e acordei com a boca absolutamente seca, toda vez que tomo amiptryl acontece isso. Eu tinha tomado dois na noite anterior.
Essa sensação é desagradável,o palato e a lingua ficam secos, parecendo lixa.
Ontem também peguei com médico a repetição do exame de crânio e da cervical. Devo reconhecer que ele pesquisa muito na tentativa de me ajudar. Nesses seis anos ele tem sido um anjo da guarda também. Ele e meu marido. Só que as coisas não evoluem como a gente gostaria e isso é decepcionante, faz com que a gente se sinta frustrado.
Por hoje é só. Um feliz final de semana a todos.
Clê

PS:Foto ainda do dia do juramento, enquanto ouviamos os discursos. Deu pra disfarçar a dor?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O dia "D"...



Então ontem foi um dia muito especial. Apesar de estar com dores evidente que eu não iria faltar ao meu compromisso. Fiquei muito feliz, um dos componentes da mesa, procurador do Estado, foi meu professor. Aliás era a unica pessoa que eu conhecia do meio, pois minha turma já havia prestado o juramento.
É uma emoção indescritivel. Quando chamaram meu nome para receber a carteira o coração disparou...rs
Agora a gente não pega a carteira definitiva, esta ainda não tem foto, só tem seu nome e o numero da inscrição. Depois eles te mandam a definitiva.
Quando estava caminhando em direção ao palco ouvi um "mamãe" e tive certeza que era meu filho.
Meu marido e meus filhos estavam radiantes na platéia...depois quando terminou a solenidade tiramos umas fotinhas que não ficaram muito boas, meu marido tremeu a mão...rs, mas hoje no fim da tarde a OAB disponibiliza a foto do momento e eu postarei aqui.
Quanto as dores, além de estarem fortes nos últimos dias, suportei duas horas e meia sentada. A noite, claro, doeu muito. Ainda acordei dolorida pq tive muitos espamos a noite, então o corpo amanhece como se eu tivesse tomado uma surra.
Mas foi tudo perfeito, tudo lindo. Acordei dolorida e feliz!
Abraços a todos!
Clê

PS: Vejam que o infeliz do fotografo me deixou de lado (é a unica foto do recebimento da carteira), mas tudo bem, ta ai, registrado!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Chegou o dia!


Finalmente queridas chegou o meu dia.Talvez, quiça, o dia mais importante da minha vida em termos profissionais, pq em termos emocionais, os dias mais importantes (são vários) foram os dias em que dei a luz às minhas preciosidades.
Mas no lado profissional, finalmente chegou o dia do juramento. Poxa quase um mês depois de ter dado entrada, vou receber amanhâ a partir das 16:00 horas, na sede da OAB a minha tão duramente conquistada carteira da ordem.
Quando penso que há um ano atrás eu estava tão mal que era difícil até parar em pé, chegar nesse dia é uma conquista muito valiosa.
Penso nas vezes em que pensei em parar, dar um tempo, cuidar só da minha saúde e pronto. Mas no fundinho vinha a voz que dizia, tipo grilo-falante, "não desista".
Tem um lado muito feliz nisso tudo. Mas tem um lado triste também. Eu já disse que serei a primeira pessoa a ter curso superior na minha familia. Então liguei toda animada pra minha mãe pra contar do juramento. Mas não adianta. Infelizmente a ausência de cultura a impede de ver a beleza desse momento. Ela nem perguntou se poderia assistir a solenidade.E eu não quis chamar a atenção pra isso.
É muito triste mas não posso culpar minha mãe por isso. A vida toda ela foi costureira, desde os 11 anos quando ainda morava em Minas. Estudou até a 4a. série.
De todos os filhos, meu irmão fez curso técnico e é dono de uma metalúrgica, ta fazendo o que gosta, o que é mais importante. Minha irmã mais velha parou na 8a. série. Minha irmã do meio seguiu o mesmo caminho. Simplesmente pararam de estudar e pior, meus pais não se importaram.
Lembro do meu pai falando que mulher tinha mais é que aprender a cuidar de casa...rs...a cozinhar, bordar, lavar roupa, que trabalhar "fora" era coisa de homem.
Então quando minhas irmãs pararam, ninguém deu bola. A "ET" era eu que quis continuar estudando. Lembro da barriga enorme (acho que estudar pra mim é meio catastrófico, pois sempre engravido...rs) da minha primeira filha terminando o 2o. grau. O curso acabou no inicio de dezembro e em fevereiro nascia minha primeira filha. Depois quando ela já estava com 7 anos, resolvi voltar, passei na escola técnica da Universidade Federal, em contabilidade. Isso foi em 93, batata, engravidei de novo e de novo no ano seguinte...rs
Aí joguei a toalha...chega de estudar e chega de ter filho. Então entro na PUC em 2002 e engravido...rs. Acho que eu deveria usar uma camiseta com os dizeres "O Ministério da Saúde, me adverte, estudar faz mal a saude e engravida"...rs
Mas enfim, por ora estou satisfeita com o resultado. Mais satisfeita ainda de ver minhas crias orgulhosas da mãe que tem.
Hoje até brinquei, a partir de amanhã vou sair por aí dando carteiraço. Brincadeira.
Acho inclusive, que deveriam proibir aquele personagem de novela, que se auto-intitula advogado, pois é um péssimo exemplo tanto de profissional como de pai.
Aquilo não deveria ser exibido.
Então amores, apesar de não exercer como eu gostaria, amanhã pego a tão sonhada carteira e estarei pronta para a proxima etapa: que venha o Mestrado, o Doutorado, e tudo mais que possa me aguardar pela frente, pois não vou parar, ninguém nem nada irá me segurar, pois meu caminho é ascendente, sempre para cima, sempre para o alto.
Abraços a todos!
Clê