sábado, 14 de março de 2009

Retornando a saga...2006/2007

Para mim o ano de 2006 não foi nada fácil. A cada semana eu ia para o pronto-socorro, em média 2 a 3 vezes por semana, tomar morfina. Também fiz em torno de três a quatro bloqueios nesse ano. O bloqueio é um procedimento utilizado para analgesia, digamos um pouco mais longa. É realizado com a aplicação de anestésicos. O alívio era curto, não demorava muito lá estava eu novamente para realizar mais um.
No início de 2007, mais precisamente março, fui ao pronto-socorro pq estava com dor no braço, estava muito desconfortável. Foi nessa época que foi realizada a ressonância e descoberta a siringomielia (já postado a respeito). Em julho de 2007 a dor no quadril estava intensificada bem como a dor nas costas. Em agosto de 2007 dei entrada no PS com dor intensa. Desta vez, fiquei internada. Era dia 31/08, nos dias seguintes fui submetida a exames. Em seguida fui submetida a laminectomia da L5-S1, estando a hérnia discal extrusa.
A cirurgia transcorreu muito bem, fiquei uma semana internada. Nas duas semanas seguintes somente fiz uso de analgésicos normais, sem ser opióides. A sensação foi muito boa, nossa, é muito bom mesmo ficar sem dor...
Na semana seguinte a dor voltou, mais intensa até. Realizada nova ressonância que mostrou a presença de uma fibrose epidural.
A fibrose epidural como uma cicatriz interna, que se forma em conseqüência da cirurgia de retirada da hérnia de disco lombar. Em volta do nervo existem ligamentos e músculos, estruturas que são manipuladas, cortadas, afastadas para a retirada da hérnia. Após o ato cirúrgico, pode haver uma cicatrização exuberante nesta região. Quando essa cicatrização é anormal, causando incômodo, muita dor e limitando a mobilidade, ocorrendo a fibrose, que pode ser diagnosticado através do exame de ressonância magnética.
Os sintomas da fibrose se manifestam da mesma maneira que uma hérnia de disco, porém são mais acentuados: contraturas musculares, dores, cãibras, enrijecimento muscular, dormência e formigamento.
Ainda não é possível prevenir o surgimento da fibrose, dizem os pesquisadores, ainda não sabem o porquê de, entre dois pacientes operados da mesma maneira e com a mesma técnica, um desenvolver fibrose epidural e o outro não.
Acredita-se que é uma tendência do organismo, do mesmo modo que, com qualquer ferimento na pele, algumas pessoas desenvolvem quelóides e em outras fica apenas uma linha, lembrando que essa tese não tem confirmação científica. Além disso, o aparecimento da fibrose independe de biotipo, cor, sexo ou doenças associadas.O maior desafio de médicos e pesquisadores é que não existe ainda no mercado nenhum medicamento ou tratamento que cure a fibrose epidural.

Atualmente, como forma de tratamento, existe a fisioterapia comum, a fisioterapia clássica, acupuntura e uma série de medicamentos. Mas os resultados são muito limitados, segundo os pequisadores.

Eu fiz fisioterapia durante mais de cinco anos, cinco vezes por semana, inclusive após a realização desta cirurgia. Após o implante da bomba, não fiz mais, o médico ainda não me liberou para o retorno a fisioterapia.

Qualquer hora postarei o meu número atualizado de idas ao médico, hospitais e exames...Ao contrário do que possa parecer eu não fujo da raia não. Por isso me questiono a respeito da realização de nova cirurgia, pois vai contra tudo aquilo que ouvi dos médicos até agora. De todos que consultei apenas um acha viável a realização de nova cirurgia. Evidente que vou acabar fazendo...penso em consulta-lo nas próximas semanas.

25 comentários:

Anônimo disse...

SLC.

Oi Clê,
Boa Tarde!

Fiquei um pouco preocupada com a saga 2006/2007.

É que você cita algo sobre laminectomia da L5-S1. (O que é laminectomia)?

Estou curiosa pq nesta semana toda, senti muitas dores na coluna, (Costa toda) e o Ortopedista me pediu um Raio X da Coluna Lombo-Sacra.
Como você deve saber, para fazer este Raio X, tem que ter preparação, ou seja, tomei 2 comp. de DULCOLAX na véspera do Exame e 20 gotas de LUFTAL, no dia do Exame.
Como nunca tinha ouvido falar de Raio X com preparo, achei que era um Raio X diferente dos outros.
Mas quando fiz foi igual a tantos outros que já tinha feito antes. E o resultado foi:
- Leve desvio do eixo lombar.
- Redução da densidade óssea.(sei que é a osteoporose severa que tenho).
-*** "Espaço discal de L5-S1 mal definido".
- Foco radiodenso à esquerda de L3-L4.

Levei o resultado ao Ortopedista que me trata e que por sinal é PERITO, e ele disse que o que tenho não dá direito a benefício.
Me deu 'Amostra Grátis' de Bi Profenid 150 mg, (Cetoprofeno), e Alendil Cálcio D,(Alendronato sódico de ostras 1250 mg + vitamina D 200 UI.
Até aí tudo bem, pois já tomo o Alendronato + cálcio há 5 anos.
E o outro é para Duplo controle da dor.
mandou fazer Fisioterapia, como sempre...
Nem me deu Laudo!!!
E ontem, era dia de Perícia, ou seja, mais uma Indeferida, provavelmente!
Apresentei ao Perito:
Laudo do Psiquiatra, CID F31.8 (Clopan 2 mg,1 por dia, Torvol 300, 2 ao dia, Risperidon 2, 1/2 às 21h).
"Falei" sobre os remédios que tomo para Hipertensão, Captopril 25 (3 ao dia).
Não levei Laudo, pois são sempre iguais.
E mostrei o referido exame de raio X.
DETALHE: na hora marcada para a perícia, a Energia acabou, pois chovia muito, e o Perito fez a Perícia MANUAL, numa folha de papel ofício!
Disse que depois colocaria no computador!!!
E, era 6ª feira 13, rs.
Mas as dores continuam muito fortes hj.
E o que me deixou confusa foi o seu relato de L5-S1.
No meu caso deu espaço discal mal definido.
Acha que devo investigar mais, para não piorar e ficar bem definido???

Desculpe, o tema não ser um comentário normal, e autorizo revertê-lo para o fórum se quiser.
Mas é a minha saga...2009. As anteriores começaram em 2004.

Bjos!

SLC.

Clê disse...

SLC:
Quando comecei a ficar doente, em 2002, eu tinha hérnia de disco em L3-L4 e L5-S1. Com a nucleoplastia a hérnia menor em L3-L4 foi extirpada, não voltou a me dar problemas. Persisti com a L5-S1. Essa tem sido problemática, pois mesmo retirando ela volta e fez a fibrose em volta da cicatriz da cirurgia conforme expliquei acima.
Laminectomia é uma cirurgia executada na porção inferior da coluna para aliviar a pressão numa ou mais raízes do nervo. O termo é derivado de lâmina (peça da proteção óssea do canal espinhal) e ectomia (remoção).
No meu caso essa hérnia ficou extrusa, por isso foi necessária a cirurgia. Há dois tipos de hérnia, quando há protusão discal significa que a hérnia está contida, quando há extrusão significa que ela rompeu o anel fibroso.
Acho que o ideal no seu caso seria fazer uma ressonancia magnética que mostra em maior detalhe como está a hérnia. O raio-x mostra se o espaço está hipotenso ou não, se ná diminuição na altura, mas não é muito preciso.
Vc teve um dia de sexta-feira 13, mesmo. Eu aconselharia ou aguardar 30 dias e entrar com um novo pedido de benefício ou recorrer judicialmente, quando terá que passar pela perícia judicial, que irá avaliar a sua incapacidade ou não, para o trabalho.
beijo grande!
Clê

Anônimo disse...

Olá, moça bonita!
Meu nome é Sandra, tenho 48 e moro em Campinas. Como você, também padeço de dores crônicas há anos, não somente por causa de fibromialgia mas também por ser portadora de espondilite anquilosante, artrodese de coluna lombo-sacra, hérnias de disco e fraturas em ambos os calcâneos, além de osteoporose gravíssima.
Há cinco anos atrás, comecei tomando analgésicos e antinflamatórios simples para o controle da dor. Hoje estou na morfina(Mytedon).
O médico especialista em dor que me atendeu ontem(anestesiologista) me acenou com a possibilidade de um novo(porém ainda empírico)tratamento como adjuvante no controle da dor.É a "ozonioterapia".Talvez fosse interessante você dar uma olhada na Internet e se informar sobre essa forma de terapia, que tem sido utilizada com sucesso em vários países(México, Canadá, Cuba e em alguns estados dos Estados Unidos).
Para quem já está esgotando todos os recursos científicos e não científicos para o alívio de dor crônica(como nós), acho que valeria a pena vc obter informações com seus médicos a respeito.
Um abraço, porém não muito apertado, prá não doer muito...
Sandra Regina

Clê disse...

Oi Sandra:
Quando chegar na saga em 2008 comentarei sobre a fibromialgia. Eu conheço a técnica da "ozono", ela é feita aqui em Curitiba pela equipe de médicos que cuidam de mim, também.
Como aqui no Brasil não é uma técnica amplamente divulgada, estou aguardando, na fila a minha hora.
Muito obrigada por comentar, fico feliz da divulgação e acesso do blog.
abraços, de levinho né?
Clê

Unknown disse...

meu calvario é o mesmo desde 2006, fiz a mesma cirurgia em 2007 e fiz outra em janeiro de 2009,a melhora só durou algumas semanas e voltei a estaca zero com dor intensa usando muleta muitas vezes para me locomover sem condições de fisioterapia me ajuda

Clê disse...

Oi Luiza,
Como eu gostaria de ter uma "formula mágica" para acabar com as dores.
Eu continuo dolorida, nada do que fiz diminuiu a dor, infelizmente.
Se eu pudesse ajuda-la com certeza o faria.
Um grande abraço

Clê

Gubertt disse...

Dona Clê
Em 2001 fiz cirurgia para retirada de hérnia discal nivel L5S1,essa hérnia eu vinha tratando desde 1998 com medicamentos, melhorou uns 80%, porém com o passar dos anos a dor começou a retornar e novamente tratamento, constatada nova hernia no mesmo local, em 2008 fiz novamente cirurgia com colocaçao de pinos de titanio para fixação. Pensei que iria melhorar, que nada a perna direita continuou com dores com sintomas de formigamento e pouca sencibilidade, fiz novos exames como ressonancia magnética, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia, la esta a dona fibrose epidural, o médico alertou para as dificuldades de tratamento, continuo a tomar medicamentos. Marque para 01/09/2009 uma neuropatia para tentar tirar a fibrose, não sei se dara certo porém o médico disse ser a unica alternativa a tentar. para se tirar a dor estou aceitando.
Melhoras a ti

Claudenir Gubertt

Clê disse...

Ola Claudenir:
Obrigada por escrever contando sua experiência.
Eu espero sinceramente que essa intervenção resolva seu problema. Depois que passar de duas semanas (tempo médio pra saber se funcionou) volte para nos contar o que está sentindo.
Boa sorte com o procedimento ta?
Abraços
Clê

liza disse...

Olá Clê

Em 2008 fiz uma cirurgia para retirar um nervo comprimido na L5 S1 pos alem de dorer a perna tive problemas de locomoção da perna direita e agora com a persistencia dos sintomas constatou-se atraves da ressonancia magnetica a fibrose epidural, tendo q fazer uma nova cirurgia. Gostaria de saber de vc ou de alguem q já fez esta cirurgia e q deu certo.Estou desesperada com medo de perder o movimento do meu pé.

Muito obrigda


Liza



Muito obrigada

Clê disse...

Liza:
Até agora eu fiz junto com a laminectomia a retirada da fibrose, mas ela voltou..
agora vou fazer a artrodese e Só Deus Sabe!
abraços

Liza disse...

Cle, o que é artrodese e quando vc ira fazer ?
E outra cirurgia ?

abraços

Clê disse...

Oi Liza:
A artrodese é a substituição do disco por pinos e a colocação de parafusos para fixação.
Pretendo fazer no dia 14/12, acabei de ligar para o convenio para tentar liberar.
abraços
Clê

Liza disse...

Cle
Se vc for mesmo fazer a artrodese, eu desejo q seja muito bem sucedida e q Deus te abençoe e acabe de vez com essa tortura e dores.
Mande noticias .

Um abraço........

Clê disse...

Oi vou fazer mesmo. Interno dia 14 as 07:00 e a cirurgia começa as 09:00.
TEM QUE DAR CERTO!
Beijos, obrigada pelo carinho!

Clê

Ricardo Magagnin disse...

Olá Cle, estou muito impressionado com a "garra" e com o forma que vem tratando o assunto! Apesar de todos os problemas, continua com humor, levando a vida e sonhando! Estou com problema de hérnia de disco lombar e estou procurando algum médico especializado para acompanhamento, poderia me passar mais detalhes dos médicos em Ctba? No meu caso, o Ortopedista e o Neuro que estão me acompanhando ha anos não fazem a Nucleoplastia e recomendaram a intercensão cirurgica normal mas gostaria de uma opinião de alguém que faça a Nucleoplastia. Poderia me passar? segue meu e-mail: ricardomagagnin@hotmail.com

liza disse...

Olá Cle,
Vc fez a cirurgia dia 14/12/2009, como foi a cirurgia ? Vc esta bem ? Mande noticias

Um abraço

Clê disse...

Oi liza, boa tarde:
Eu mandei notícias sim, nos post mais recentes. A cirurgia foi bem, tive uma complicação com perda de liquor, mas agora estou melhor. Ainda sinto dores. Ontem fui ao médico e esse disse que as dores devem diminuir com a fisioterapia. Vamos esperar!

abs

Clê

Anônimo disse...

Olá, estou prestes a fazer uma artrodese de coluna lombar. Como você ja realizou essa cirurgia, por favor,comente se está melhor.
Obrigada.

Clê disse...

Oie, eu coloquei nos post mais recentes:
A dor dos primeiros dias é suportável. Infelizmente eu não posso servir de parâmetro em termos de recuperação pq minha coluna já passou por muita coisa.
Minha dor não foi embora, dia 19/04 tenho nova consulta, sigo com a fisioterapia que serve para aliviar ainda que de forma momentânea, a dor.
Boa sorte na sua cirurgia.
Beijos

Marcio disse...

Ola meu nome é Marcio, voce ja sofreu bastante com a sua coluna, que Deus te de saude e consiga se recuperar , me tira uma duvida , minha noiva fez cirurgia de hernia discal L5 S1 e infelismente no 2 dia pós cirurgico começou a extravasdar liquor pela incisao devido a uma pequena perfuraçao na duramater a qual segundo medico soi corrigida no ato cirurgico no qual ele mesmo ao retirar o excesso do disco e raspagem de fibrose localizada em enervaçao sacral... a duvida é quantos dias de repouso e curativo foi necessario para cicatrizar sua fistula liquorica e se precisou de intervençao cirurgica novamente com o tao ultrapassado bloop poot no qual eu acho mais ideal as colas de fibrina ou materia prima superior a este tao ultrapassado metodo de ijetar sangue coagulado como forma de tampao da fistula..... ela esta a 4 dias perdendo muito liquor e mesmo com medicaçoes e repouso absoluto nao esta melhorando , o que vc acha comparando a sua experiencia vivida...muito obrigado e fica com Deus.

Clê disse...

Oi Márcio:
Esta fístula que vc leu foi a de 2007. Recentemente fiz nova cirurgia, que vai estar postada no blog, em dezembro 2009 que me fez uma grande fístula. Eu perdi líquor por dias seguidos e não resolveu ficar em repouso. Refiz a cirurgia em 29/12 para fechar o vazamento de líquor, neste o médico utilizou a cola de fibrina e além disso fez pequenos pontos cirurgicos na dura mater.
Após isso fiquei mais uma semana em repouso devido a dor de cabeça e depois "finito".
Espero que ajude a sua noiva...

abraços, fique com Deus!

liza disse...

Olá Cle , tudo bem ?

Gostaria de sua opinião quanto eu fazer uma nova cirurgia para retirada da fibrose epidural, pois de 04 medicos que já consultei 03 não indicam cirurgia pois é arriscado dar uma fibrose maior e o medico que me operou pela primeira vez me disse que é a unica alternativa para voltar a mobilidade da minha perna. Quando vc operou para retirada da fibrose o seu medico disse das complicações de nova cirurgia ?

Abraços....fica com Deus...

Liza

Clê disse...

Oi Liza:
segundo os médicos que me atenderam volta sim.
De todas as vezes que operei, as vezes em procedimento menos invasivo, fez fibrose.
Um abraço!!!

Clê

Anônimo disse...

Olá! Como vc está? melhor? Deus queira que sim! Abraços!!!!

Clê disse...

Oi Andréia querida, obrigada.
A dor não me abandonou ainda.Farei mais uma ressonancia nos próximos dias, vamos ver no que dá.
Um grande abraço!
Clê