Em uma das minhas sessões com minha psicóloga, Dani, falamos a respeito desse assunto, raramente tratado. Mas o que é isso?
Eu poderia ter algumas definições encontradas na internet, mas prefiro explicar da forma como eu e como a Dani sentiu. Em poucas bulas de medicamentos há alguma referência a embotamento, normalmente fala-se em depressão e tentativas de suicídios.
O embotamento emocional é como se algo congelasse dentro da gente.Os sentimentos perdem a intensidade, o mundo à sua volta parece sem sentido. Uma tristeza imensa toma conta da gente. E isso sem motivo aparente, sem uma causa concreta para essa tristeza. Nosso rosto se transforma em uma máscara, triste, é praticamente impossível demonstrar sentimentos ou emoções. É uma angústia, uma opressão, difícil de explicar na realidade, somente sentindo.
Eu tive esses sintomas quando fiz uso da fluoxetina e a Dani teve quando utilizou o tonopan (para enxaqueca). É importante ficarmos atentos para os efeitos colaterais dos medicamentos que fazemos uso e mais importante ainda suspender a medicação e contatar o médico, que foi o que fizemos, para trocar a medicação por outra.
No embotamento o sentimento é de luto constante.
Mas, não se deixe viver assim, faça terapia, se cuide. A vida não tem replay, é uma só!
É isso.
Beijo grande a todos!
Clê
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Embotamento emocional...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Poxa, curioso eu ter encontrado esse post pelo Google, principalmente pela data que foi postada, pois eu estou sentindo EXATAMENTE isso, estava até procurando algo que conseguisse expressar com exatidão a angústia de quem vivencia. Gostaria de saber se isso afetou de alguma forma sua relação com as pessoas. Grata.
OiNaara,
Eu sempre fui uma pessoa muito expansiva, extrovertida. Então quando muda tudo isso as pessoas a sua volta imediatamente percebem. As vezes me perguntam o que eu tenho, porque eu estou triste, mas eu não sei responder...
Como explicar essa angústia???
Beijos!
Comigo foi horrível... Aconteceu no meu aniversário de namoro, instantaneamente, devido à retirada de um remédio. Senti como se meu coração tivesse perdido o sentimento, e daí a primeira coisa que me veio à cabeça é que o amor tinha acabado. Nos dias subsequentes, eu olhava para meu namorado como se fosse um estranho, como se a nossa vida não tivesse mais conexão, sem vínculo. Foi daí que a médica me disse se tratar de embotamento... Com relação às pessoas a volta, elas acham que é depressão devido ao fato de eu estar amuada, e também quem me conhece não entende esse meu desânimo com meu namoro pois antes eu era muito dedicada a ele. Por isso eu perguntei, se é possível que a pessoa acabe bloqueando seu afeto, do nada, com as pessoas queridas do ponto de vista de quem sente, já que um médico não vai conseguir falar de dentro da situação, e é a coisa mais louca que eu já senti na minha vida! Um beijo, e obrigada pela atenção.
Oi Naara,
Mas é exatamente isso!! Em relação ao meu marido e aos meus filhos. Por mais que eu soubesse o quanto sinto por eles era como se eu fosse de isopor, como se eu não estivesse ali presentre. Até dá a impressão que a vida não é da gente, que a gente ta olhando a situação de fora nao é mesmo?
É muito esquisito saber que a gente ama mas não conseguir sentir isso...não sentir nada, como se aquela pessoa não nos disesse nada.
Comigo quando suspendi a medicação a sensação passou. Felizmente!
Beijos querida, volte sempre!!!
Clê
Poxa, o seu relato me ajudou muito, não sabe o quanto. Se Deus quiser volto sim, para poder dizer que isso passou! Um beijo, tudo de bom! E muito obrigada!
Eu tenho certeza que sim!
Beijos!!!
Clê...
Postei no seu blogger a um tempo a atrás a respeito de alguns sintomas e suspeita de sirigomielia. Você me sugeriu o Dr Arnaldo Arruda aqui em Fortaleza CE. Me operei e retirei um tumor que ocupava 11 vertebras. Estou sem andar por enquanto, mas o neuro acredita que é temporário. Também fiz um blogger se você quiser da uma olhada la. Também dei um testemunho e falei sobre você vou ti dar os dois site para que você possa acompanhar. Muuuuuuuuito obrigada e eu estou orando por você!!!
PS: Blogger - http://ninasm.blogspot.com/
(em uma das postagens coloquei fotos do corte em minhas costas)
Testemunho - http://www.ibc.org.br/site/index.php?page=multimidia&multimidia=multimidia/videos&id=131&t=mensagens&pg=1
Olá Marina,
Primeiro quero pedir desculpas pela demora em postar uma resposta ao seu comentário. Logo que coloquei o comentário aqui fui ler seu blog todo e ver o testemunho. Porém nos dias seguintes fiquei e continuo muito mal com os sintomas de frio/calor junto, falta de sono, dor, enfim...mas de hoje não pode passar.
Li todo seu blog, fiquei impressionada com a cirurgia e com o relato inclusive de sua prima, meu Deus!!!! Felizmente percebo que tudo correu bem contigo e tenho certeza que uma moça tão jovem como vc em breve estará andando novamente e fazendo tudo que fazia antes.
Quando indiquei o Dr. Arnaldo, foi pq eu fui até Fortaleza consulta-lo e ele me inspirou muita confiança, até pq conheci outra paciente dele, a Maria Júlia que nos recebeu em sua cidade e a cirurgia e o pós cirurgico correu maravilhosamente bem.
Fiquei emocionada com sua história, espero que volte para nos contar como tem sido a evolução. Não desista nunca, continue com essa força e a sua fé inabalável.
Beijo grande!
Clê
Postar um comentário