quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"A beleza e a dor"...



Quis separar os post...acho que por falta do que fazer de madrugada.
Fui fazer na quarta (hj é quinta...rs) uma consulta com o primeiro médico que me atendeu em 2002.Não sei quanto a vocês, mas eu crio um vinculo emocional com os profissionais que me atendem. Confio plenamente nele e queria verificar se havia outra forma de resolver minha dor sem cirurgia. Ele é uma sumidade em doenças reumaticas.
Em 2002 ele atendia pela Unimed, hj so SINAM (acho que vou fazer um, diminui o custo de uma consulta pois é aplicado a tabela de honorários) e particular. Eu, durésima, tive que pedir ao meu marido o dinheiro da consulta - diga-se de passagem, detesto ser dependente, mas a falta de pagamento do benefício até a maldita perícia, me obriga.
Ele analisou em detalhes a ultima ressonancia da lombar. Me explicou tudo, tirou todas as dúvidas e incertezas e acha que a artrodese irá me beneficiar. Claro, não da pra dizer que a dor vai desaparecer, mas como ele mesmo disse, tem que analisar risco x benefício.
Ao fim da consulta ele me deu uma declaração para levar na pericia, onde consta que tenho "grave lesão discal". Espero que isso resolva. Meu plano é me consultar com todos os médicos que me assistem e levar declaração de todos mais os exames.
E ainda, me deu um livro belissimo de sua autoria: "A beleza e a dor - Artistas visuais famosos e suas doenças reumáticas". Passei a tarde lendo-o, deitada evidentemente, e acabei de madrugada.
É um livro feito para leigos, os termos são entendiveis e tem um glossário dos termos mais dificeis.
Ele relata a história de grandes artistas que sofreram muito com dor mas mesmo assim não deixaram de expressar o belo em seus quadros. O livro é de uma sensibilidade ímpar. Faz bem pra alma...nos dá a sensação de que podemos construir externamente, produzir coisas maravilhosas mesmo sofrendo muito.
Infelizmente eu não tenho esse talento artistico. Se for pra fazer uma linha reta, com régua, pode acreditar que sai torta...rs. Meu talento está ligado a defesa do ser humano - em busca de seus direitos e dignidade, só que para exerce-lo preciso de condições físicas.
Mas serviu, enquanto li, tentei abstrair meu pensamento da dor imensa que tenho passado.
E a vida segue não é mesmo? Um dia algo há de funcionar...
abraços a todos.

2 comentários:

Impressões Vivas disse...

Ola, Clê!!!

Vc fez a artrodese?

Eu te escrevi ainda a pouco, mas com perfil anonimo.

Abraços,
Tânia (RJ)

Clê disse...

Oi Tania, eu respondi no outro, mas eu vou fazer em 14/12
Estou que nem Regina Duarte: "Eu tenho medo, muito medo do que pode acontecer".
Mas vou fazer e torcer pra dar certo.
abraços

Clê