O último ano novo tranquilo da minha vida foi em 2001. Lembro até que fui à festa de encerramento do escritório, tinha um amigo vestido de papai noel e tiramos uma foto juntos. Eu tenho esta foto mas não está scanneada...quando olho pra foto e me vejo hoje é que observo quanta diferença. Não por causa do tempo, todos nós estamos sujeitos a ação do tempo, rugas e cabelo branco são inevitáveis, nesta parte, ponto para nós mulheres, pq dá pra dar uma tingidinha nos cabelos, não é mesmo?
Mas o espírito, aquele que nunca envelhece, já não é o mesmo...Não está envelhecido, mas está cansado da luta. Todas as vezes que passo por internamento ou um tratamento novo meu coração se enche de esperança, eu sempre penso que agora vai dar certo!
O problema é que não dá. Você faz uma cirurgia, sofre na recuperação, sofre na cicatrização, se sente um lixo, e quando é pra chegar a vez do resultado ele não aparece. Ai vai de novo, faz outra, e outra, e outra...e então cansa.
No fim de 2003 me submeti a uma nucleoplastia.
A técnica da nucleoplastia era extremamente nova por aqui, tinha chegado no Brasil há dois anos. É uma terapia realizada em regime ambulatorial, em que um cateter de um milímetro de diâmetro é introduzido no interior do disco. Esse cateter transmite ondas de radiofreqüência específica que remove (coblação) e aquece o disco de maneira controlada, com o objetivo de descomprimir e promover a contração interna do disco. Funciona na maioria dos pacientes, chegou a ser anunciada que os problemas de coluna era coisa do passado, pois em 40 minutos seu problema tava resolvido.
Mas pra mim não funcionou e pior, foi nessa época que fiquei com uma fibrose na coluna, o que é inexplicável, por ser uma técnica minimamente invasiva, ou seja, não há corte, o médico entra com duas ponteiras, formando um triângulo e após isso emite as ondas de radiofrequência. Como explicar isso?
O médico que me acompanha diz que estou na margem de 20% dos pacientes onde a cirurgia não funciona. Pior, além da expectativa depois da cirurgia que não deu certo, vc tem que administrar a decepção...Cansei nesses anos todos de ver o ir e vir de pacientes, e eu lá, gente que tinha acabado de fazer a cirurgia retornando ao trabalho, um mês depois, totalmente bom.
Eu queria fazer parte da margem de pessoas que ganham na mega-sena, isso sim, pq daí eu iria para Cuba, ou para um centro nova-yorkino especialista em tratamento de siringo. Vi esse hospital no programa "Enigmas da medicina", não em relação a coluna, mas mostraram um paciente com siringomielia que fez a cirurgia de descompressão e foi muito bem.
Depois da nucleoplastia vieram outras cirurgias que contarei na "saga", no total de 07 cirurgias até hoje.
Na nucleoplastia o tempo de internamento é bem curto, as vezes nem precisa ficar internado, eu fiquei dois dias em observação. Mas cheguei em casa e nada da dor passar, como eu disse, nem sabia da existência da fibrose. A dor da fibrose é pior que a dor do disco herniado...bem pior e não existe uma cirurgia capaz de removê-la para sempre, pois mesmo removendo ela volta.
Eu não queria um "feliz ano novo" não. Eu queria era uma "feliz vida nova". Chega de passar por tratamentos, chega de ir a PS, chega de tomar remédios (pra dor, pra dormir, pra acordar, pra queimação da pele (nome novo "alodínia"), pra dor de cabeça, pros amortecimentos).
Meu marido diz que qualquer hora vai me dar um "piripaque" de tanto remédio. Antes eu até duvidava, mas depois que comecei a ter pressão alta (eu que sempre tive pressão 10x6, 10 x7, comecei a ter picos de 18x10, que isso gente?), depois que apareceu o hipertireoidismo, tô começando a acreditar.
Hoje estamos sós...eu, meu marido e o pequeno. As filhotinhas foram para a casa do pai na praia e a filhotona, se mandou com as amigas pra praia também. Então vamos nos reunir na casa de amigos. Eu não sei pq dia 31 dá essa sensação de repensar...a gente faz um balanço imaginário do que foi o ano que está acabando. Não é mesmo? Comigo é assim, quase automático.
Tava eu sentadinha olhando meus passarinhos (não são presos, eles vêm no quintal todos os dias comer, nós deixamos ração pra eles nos pratinhos e água) e pensando que se tiver que passar mais um ano como foi 2008, vai ser muitoooooo difícil. Foi, sem dúvida, meu pior ano.
E sempre o novo ano que está pra surgir, nos trás a esperança de novos horizontes. Então é carrosel: um dia você está pensativo, fazendo o balanço, no dia seguinte você está com o coração cheio de esperança de novo, pedindo ao Criador que tudo seja diferente, que dê uma reviravolta, na sua vida, na situação à sua volta, em tudo.
Eu queria não ter que ir mais nas "perícias" do INSS, nem passar pelos constrangimentos a que nos submetem, nem pelos tratamentos desumanos, que vejo tantas e tantas pessoas passarem, por falta de informação, por falta de conhecimento. Tenho tentado dividir o pouco que sei com as pessoas a minha volta, seja pela internet, seja através do blog, seja por e-mail.
Conheci pessoas incríveis esse ano (esse lado foi muito bom), mesmo não conseguindo sair de casa, por meios virtuais pessoas reais, que sofrem tanto quanto eu, que passam pela mesma situação, às vezes pior.
Eu queria um 2009 mais justo para todos. E se eu tiver ainda, algum saldo de sofrimento eu gostaria de pedir uma moratória...rs...um prazo!!!!! Deixem para cobrar daqui uns 10 anos, vamos rolar a dívida, fazer um parcelamento, quem sabe? Porque esse ano foi "BRABO", irei para o próximo sem sentir saudades dele pois este valeu por uns 5 ou talvez 10 de sofrimento, sei lá.
Adeus Ano Velho, Feliz ANO NOVO a todos!
Clê
Um comentário:
CONCORDO EM NUMERO E LETRAS COM VC AMIGA.......
ESPECIALMENTE QUANDO DIZ QUE CONHECEMOS PESSOAS MARAVILHOSAS NA NET....
VC É UMA DELAS..
POR ESTE MOTIVO TE DOU OS PARABENS ,POR SER ESTA MENINA GUERREIRA E MUITO AMIGA.............
QUE AJUDA SEU SEMELHANTE.........
CADA PERGUNTA QUE FAÇO,ME RESPONDE COM O MAIOR CARINHO.........FICO MUITO AGRADECIDA ,POIS NÃO ENTENDO NADA DE ``LEIS``
UM GRANDE ABRAÇO DA AMIGA QUE TE ADMIRA MUITO.....MIL BEIJOS........FELIZ 2009
Postar um comentário