terça-feira, 5 de maio de 2009
Frutas, que saudade!
Hoje passei o dia inteiro envolvida com frutas...e então bateu uma saudade.
Saudades da infância, de comer gabiroba (ninguém conhece...rs) uma fruta que dava num pé alto e que meu irmão ou meu pai tiravam pra mim. Nunca mais comi gabiroba, morro de saudade do gosto, do cheiro.
Adoro cheiro de frutas, exceto em perfume que acho enjoativo. Temos plantado na minha casa um pé de amora, um pé de manga, um pé de goiaba, um de pitanga e hoje observamos que nasceu um pé de abacaxi! Quero ver se vai dar fruta, por que abacaxi em quintal eu nunca vi...rs
Todos esses pezinhos são pequenos ainda e não dão frutas, o que é uma pena. Na minha infância nós tínhamos: manga, amora, goiaba, banana, laranja, figo, romã, mimosa ou mixirica(depende do lugar onde mora) tudo em um pomar.Ainda, próximo de casa era possivel comer ingá. Tinha um ingazeiro enorme.E araçá então? Araçá eu lembro que tinha na primeira casa que moramos em Curitiba. Lembro que, quando voltei do hospital após o parto da minha primeira filha, eu ainda era uma garota...rs...subi no pé de araçá uns três dias depois do parto. E chegou uma vizinha me dando uma bronca...rs..dizendo que, se eu fizesse esforço, "a mão do corpo"(útero) viria para fora. Eu nem liguei, continuei em cima árvore...comendo araçá! Gostoso a época onde as pessoas tinham um jardim de flores em frente de casa e um pomar nos fundos. Minha casa tinha.
Hoje eu vejo isso quando vou para a casa de minha sogra que mora no interior. Tem um lindo pomar cheio de laranjas, que ainda estavam verdinhas e mimosas.
Na frente tem um grande quintal com flores e arvores, uma delícia! E ainda tem uma hortinha, com repolho, alface,tomate, cheiro verde. Aqui em casa estou tentando fazer uma horta mas tenho disputado o espaço com os passarinhos. Tentei plantar alface, quando nasceram os passarinhos acabaram com ela. Agora só tenho cheiro verde, couve e manjericão e minhas frutas que ainda não dão frutos. Mas darão um dia e cresceram cada vez mais lindas.
Gostoso lembrar de uma época que traz saudades...ainda tentarei reproduzir, um dia, o meu pomar.Não consigo pensar na possibilidade dos meus filhos crescerem sem essa oportunidade...De comer, muito, lindas amorinhas tiradas do pé!
abraços a todos!
Clê
PS: Eu na casa de minha sogra! Com a cabeça nas frutas! hehehehe!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário