ONG Aliviador, criada em outubro de 2001, é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos envolvida especificamente com os temas dor e cuidados paliativos, que vem desenvolvendo projetos de grande impacto no país. A ONG é responsável pelo gerenciamento do Programa Nacional de Educação Continuada em Dor e Cuidados Paliativos, projeto desenvolvido desde 1997 pela Associação Médica Brasileira.
Entre os objetivos do programa estão promover educação e capacitação de profissionais de saúde; educação comunitária para a população leiga e sensibilizar as autoridades governamentais para a importância da mudança deste panorama no país. “Ao lidar com a dor, chega um momento em que não podemos mais dispor de tantos recursos tecnológicos, temos de avaliar as condições do doente de uma forma mais humana. O paciente tem que buscar no médico um profissional que possa cuidar junto com ele das suas condições de saúde, e isso por vezes não acontece, porque se cria muita polaridade entre os dois e a doença muitas vezes é subtratada”, afirma a presidente da ONG Aliviador, Marilda Duarte.
Em 2001, o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo deu início à implantação do programa de capacitação dos profissionais de saúde nas duas áreas e iniciou a implantação dos primeiros centros municipais de assistência à dor e cuidados paliativos. Em 2002, o Ministério da Saúde assinou portaria criando o Programa Nacional de Assistência a Dor e Cuidados Paliativos, o primeiro do gênero no mundo. Segundo Marilda Duarte, há atualmente muitos profissionais interessados em participar de atividades relacionadas a essas duas áreas. “Tudo é um grande aprendizado, para quem está vivendo, para quem está morrendo e para quem precisa aprender a lidar e tratar do outro. O próprio paciente precisa entender seus limites e há uma série de mitos e crenças, por parte de doentes e profissionais de saúde, que precisam ser reavaliados constantemente, para que a assistência e o cuidado ao doente melhorem substancialmente”, esclarece.
Todos os projetos da ONG Aliviador visam reformular a assistência via educação através do Programa de Educação da Associação Médica Brasileira, implantar centros multidisciplinares de dor e cuidados paliativos, definir as diretrizes de atuação através do Ministério da Saúde e gerenciar as iniciativas e obter os recursos necessários para a implementação dos projetos. Os contatos com a ONG podem ser feitos através do site www.aliviador.com.br, e-mail: mdtextos@uol.com.br ou telefone: (11) 3819-5298.
sábado, 29 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário