domingo, 25 de janeiro de 2009

Os meus "LPM's" - Laudos Periciais Médicos

Hoje, 15 dias após ter recebido os laudos médicos (incompletos) do INSS, resolvi posta-los e comenta-los aqui. A raiva ainda não passou, bem como a indignação.
Pois bem, primeiro postando uma perícia de R-2, que é uma perícia que deveria ter sido realizada com a finalidade da conversão do benefício de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, eis que o médico anterior havia me concedido 2 anos (em 2005).
Vamos ao laudo pericial:
"História:
13/09/07 Revisão R2. DII 30/08/2003 DID 01/01/2000 DCI 02/09/2007.
M51, 41 anos, aux. administrativa, alega lombalgia, formigamento em mãos. Atestado de 12/09/07: M-54-4, G-95, R-52. Foi submetida a discectomia lombar em 01/09/07 (hernia discal extrusa de L5 S1 à direita) com melhora praticamente total da dor radicular, persiste dor crônica em quadril e lombar, dores estas prévias a recente herniação agura. Afastamento no mínimo 60 dias para reabilitação."
"Exame Físico:
Em região lombar cicatriz cirurgica recente em bom estado"
"Considerações:
41 anos, ass. adm. em revisão de R2, em 01/09/07 submetida a microdiscetomia e esta em reabilitação, segundo médico assistente melhora da dor radicular mas persiste dor crônica em quadril e lomar, dores estas previas a recente herniação".
"Resultado:
Existe incapacidade laborativa".

Comentários: Na realidade eu estava com uma cirurgia de 11 dias, havia retirado os pontos no dia anterior. A perita, uma japonesa desgraçada do posto da candido lopes, não me ouviu, anotou o que estava no laudo, essa informação de melhora de dor radicular era da declaração anterior (o médico descreve todo o tratamento desde o início). Ela me apertou, me fez deitar de bruços, mesmo eu estando com dor, passou a mão sobre a cicatriz, apertou em volta e disse" Vou lhe dar mais três meses para vc se recuperar dessa cirurgia". Fim.

"História:
24/01/08 . PP. Assist. Adm. Atestadp médico com histórico do processo já relatado em perícia anterior. Dores em coluna. Não faz fisio atual. RNM de 09/01/08, com alterações decorrentes da última cirurgia."
"Exame Físico:
Marcha e movimentos lentificados. Contratura da musculatura para-vertebral."
"Considerações:
Mantém incapacidade."
"Resultado:
Existe incapacidade laborativa".
Meus comentários: Essa foi a perícia mais rápida que tive. Não houve exame físico. O médico leu o relatório e me dispensou. Eu havia levado as Ressonancia, ele disse: "isso pra mim é japonês".
Fim.

"História: 15/05/2008.
Ass. Adm. 41 anos. Diz que no dia 03/05/2008 submeteu-se a cirurgia para colocação de bomba de morfina para a coluna. Declaração médica de 12/05/2008, M-54-4. G95, R52-1, informando ...implante de bomba de infusão intratecal de morfina."
"Exame Físico:
Abdomen: cicatriz cirurgica em bom estado, bomba implantada no subcutâneo.
coluna lombar: limitação leve a moderada da mobilidade, alega dor."
"Considerações:
Ass. adm., 41 anos, submeteu-se a cirurgia de implante de bomba de morfina no dia 03/05/2008, prazo para evolução pós-operatório."
"Resultado:
Existe incapacidade laborativa."

Meus comentários: Eu não posso me queixar dessa perícia, pq realmente ela me examinou e me tratou com respeito. Disse que se eu tivesse com dor não precisava fazer as flexões. Nunca tinha visto uma bomba de morfina e se surpreendeu quando soube que o equipamento fica entre a costela e a pelvis. Não me apertou. Não mandou me deitar. Fim.

"História:
17/11/2008.PP. Ass. Adm., empregada, em BI desde 2003. Alega dores lombares crônicas e em quadris. Diz ter dores ao ficar em pé, com irradiação para a panturilha direita, e que não suporta permanecer sentada, o que é essencial para seu trabalho. Diz que a última cirurgia foi para troca do catéter da bomba de infusão, que foi implantada em maio, mas não funcionou. Diz ter mais efeitos colaterais do que propriamente alívio da dor com o dispositivo. Atestado informando permanência do quadro de dor crônica, que atribui a sacroileite e alterações degenerativas da coluna lombar."
"Exame físico:
Deambula bem, evita mover a coluna em flexo-extensão, consegue deambular em ponta de pés e calcâneos. Se sinais radiculares e teste para sacro-iliacas negativos. Descondicionamento muscular global, tem tremores em MMII ao elevar a perna simplesmente, enquanto sentada, o que pode dever-se unicamente a grande descondicionamento muscular que apresenta. Testes radiculares e de quadris são negativos. Apresenta várias ressonâncias onde se observa siringomielia cervical, estendendo-se por três níveis, entretanto aparentemente sem repercuss]oes dectáveis, já que não apresenta atrofia em MMSS, apesar das queixas de parestesias. RM lombar mostra espessamento da raiz S1 a direito, com melhora da compressão que se observava em 10/07, residual em 01/08 e com reabsorção em 06/08, persistindo espessamento radicular, mais possivelmente secundários aos vários procedimentos realizados, mas sem repercussão clínica evidente no momento."
"Considerações:
Contato telefônico com o médico assistente, que disse estar em início de aumento gradativo da dose de morfina, devido aos efeitos colaterais apresentados, mas que espera bons resultados e que não seria obstáculo de retorno ao trabalho."
"Resultado:
Existe incapacidade laborativa."

Meus comentários: Eu nunca havia me deparado com um médico tão rude e grosseiro. Quanto ao teste onde diz que "consegue deambular em ponta de pés e calcâneos", o correto deste teste é pedir para o que o paciente, descalço, ande ou tente andar em linha reta, tanto na ponta dos pés como nos calcanhares. Eu fiz esse teste calçada, utilizando como apoio o sapato, evidente que o resultado que estava sendo observado era do sapato e não dos meus pés. Essa perícia, durou 40 MINUTOS! Ele realmente olhou todos os meus exames, mas discordava dos resultados. Disse que não existia fibrose mas espessamento, que na opinião não significava nada. Eu procurei não discutir com o médico, apesar do ódio crescente que ele me causou. Quanto a observação de tremores e descondicionamento, eu tenho espamos de dor o tempo todo, esses espamos são confundidos com tremores musculares, pelo perito. Quanto a aobservação de ausência de atrofia nos membros superiores (MMSS), a siringomielia é uma doença degenerativa, congênita, mas que se manifesta somente por volta da 3a. década de vida. A evolução pode ser rápida ou demorada. No meu caso, felizmente, tem sido demorada, apesar de todas as dores ainda não fiquei tetraplégica, como tenho visto ocorrer com muitas pessoas conhecidas. Certamente estão aguardando que eu não consiga mover um músculo para dai me aposentarem...
Me senti muito indignada, pois nesse contato com o médico (meu médico) foi perguntado a ele se eu tinha incapacidade TOTAL E PERMANENTE para o trabalho, cuja a resposta foi de que no momento eu ESTAVA TOTALMENTE INCAPACITADA, mas que o médico confia no resultado da medicação intra-tecal, para dai começar a fisioterapia e tentar uma reabilitação, se não der certo a incapacidade SE TORNARÁ PERMANENTE. O que foi colocado em considerações não condiz com a realidade.

Enfim...postado está. Apesar de pedido, não vieram todas as outras pericias realizadas de 2003 agosto de 2005 quando foi concedido o R2 (revisão em dois anos).
Os CID (código internacional de doenças) que constam do relatório médico são os seguintes:
M54-4 - Lumbago com ciática
M95 - siringomielia
R52-1 - Dor crônica intratável.

CID considerado pela perícia: M51 - Ouros transtornos de discos intervertebrais.

Abraços a todos!

Clê

2 comentários:

princesa disse...

Ce lendo o seu problema de dor cronica,tenho uma dor fortissima na sacro-lombar a mais de 6 anos,até hoje vivo tomando tramadon de 100mg intra venosa as vezes comprimido e tandrilax ´meus médicos dizem que é um pequeno desgaste na coluna,não entendo como um pequeno desgaste pode causar tanta dor tem dia que chega a doer o quadril fico travada de tanta dor,hoje não consigo nem ficar sentada por 15 minutos,vivo acamada,não tenho mais esperança de levar uma vida normal como era antes,se vc poder me dar enderço de algum médico competente daqui de florianópolis,Agora Clê esses médico peritos guando muitos paciente estão matando essa porcarias que se chamam PERÍTOS não é de varde

Clê disse...

Oi Princesa:
Quando comecei com dor lombar eu até achava simples. Eu tinha crises de dor a cada 2/3 meses. Usava tandrilax, fazia massagens e pronto. Depois a coisa complicou, passei usar medicação mais forte: tramal retard 100, codeína e por ultimo morfina. Sei exatamente como se sente. As pessoas reagem de maneira diferente a dor, isso é fato. Os organismos de cada um é diferente e a reação também. Eu não conheço nenhum médico em Flops, só consultei aqui em Ctba, em SP e em Fortaleza.
Sobre os peritos, espero que um dia eles se conscientizem que o trabalhador afastado perde: perde não somente na redução do salário, mas perde principalmente qualidade de vida. Claro que existem fraudes, mas a estes deve ser aplicado o rigor da lei.
grande abraço!
Clê